quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Oficina Infantil Tecnológica: Uma Experiência Inovadora

       Um professor primário de Ciências e Ciência da Computação teve como uma das paixões o uso criativo e inovador tecnológico, decidindo montar uma empresa educacional concentrando seus esforços no desenvolvimento de experiências de aprendizado infantil baseadas em tecnologia. Desenvolveu o “ICAMP”, acampamento tecnológico de verão para crianças de 7 a 13 anos. Cada criança com sua própria experiência utilizavam ferramentas de software para explorar a tecnologia de maneira criativa.
       Darryl diz: “... à medida que novas tecnologias vão se tornando mais simples de usar, nós nos tornamos capazes de ensinar crianças mais jovens a criar coisas que não conseguiriam criar antes. Por exemplo, praticamente qualquer criança que pode segurar uma colher pode, agora, criar histórias digitais com narração e música e compartilhá-la como um filme flash com uma família em outro país. Crianças de 7 anos de idade podem construir e programar uma máquina feita com brinquedos ou aprender a projetar seu próprio vídeo game ou produzir o próprio filme. É sabido que as crianças são criativas, mas o avanço da tecnologia e a atitude corajosa delas combinaram-se para oferecer um recurso criativo que vai muito além do que qualquer pessoa já imaginou...”
       Observando este relato, percebemos que este sonho que se realizou com precisão por meio da sensibilidade e de visão diferenciada com habilidades infantis promoveu uma inovação tecnológica: uma oficina infantil chamada “ ICAMP” acampamento tecnológico de verão permitindo o uso de tecnologias e a fabricação de sofwares capacitando a criança a explorar esta tecnologia com muita criatividade.
Como educadores, podemos observar que esta ferramenta de aprendizagem deve ser obrigatória pelo amplo conhecimento intelectual que proporciona e pelo prazer de aprender num brinquedo eletrônico. Trabalhar habilidades como a criatividade permite futuramente outros projetos inovadores e assim sucessivamente. Que tal uma colônia de férias virtual??

Visite o site para conhecer melhor esta experiência: http://www.ctworkshop.com

Um comentário:

  1. Uma experiência bem dinâmica que vem ao encontro dos avanços que as Instituições Escolares devem ter mediante a evolução das crianças quanto a tecnologia. Vale à pena conferir a matéria!!!

    ResponderExcluir