sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Tecnologia Infantil

O mundo digital inicia cada vez mais cedo. Sem saber ler e nem escrever, muitas crianças dominam o teclado e o mouse com a mesma destreza de qualquer brinquedo. Ao manusear uma máquina digital, tiram fotos de ângulos perfeitos sem nenhum curso. Ligar, aumentar o som, colocar o cd do lado certo sem perguntar a ninguém e sem ler o manual é pura brincadeira.
Com esta revolução tecnológica buscamos na Educação Infantil Marista estudar e refletir nossa concepção de criança e avançar a prática pedagógica enfatizando que a criança de hoje é co-autora de sua aprendizagem. Não podemos mais colocar as crianças em espaços tradicionais e limitar suas ações em atividades fotocopiadas; todos, utilizando os mesmos materiais e as mesmas cores nas pinturas podando sua criatividade e habilidade.
Há um mundo vasto de experiências, investigações, perguntas e soluções. Há uma diversidade muito grande de linguagens utilizadas por elas que simbolizam o mesmo resultado.
Pensando assim, fizemos da sala de aula um espaço de possibilidades. O ambiente de interação virtual está presente, juntamente com livros de pesquisas e investigações, bem como o ateliê de artes, o lúdico, assembléia, rádio, brinquedos com controle remoto, retro projetor para trabalhar luzes e sombras e assim por diante. Não tem como a aprendizagem não ser significativa e prazerosa.
Cabe aos professores a persistência no comprometimento da educação. O professor tem de se conscientizar de que precisa se atualizar ou vai perder espaço para aquele que possui a metade do seu tamanho, e que ele tem certeza que não chega a 10 % da sua sabedoria, mas está dentro da sua sala de aula dominando as novas tecnologias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário